TINTAS E PINTURAS
1) - Rígidos: não trabalham com a estrutura principal da edificação.
- Semiflexíveis: são materiais que possuem dilatação e flexibilidade e trabalham com pequenas movimentações ou acomodações da estrutura.
- Flexíveis: possuem características elásticas, podem absorver considerável movimentação estrutural.
2) A aplicação consiste em se dar duas ou três demãos de argamassa, intercaladas com uma camada de chapisco entre elas e a espessura final do revestimento variará entre 2 e 3 cm.
3) A superfície a ser impermeabilizada deve estar limpa, sem óleo, graxa e poeira. Após a limpeza da superfície é aplicada uma demão de primer (secagem 4 horas). É feita a colocação da manta asfáltica que deve ser aquecida e sua colagem feita com auxílio da espátula, não deixando bolhas de ar entre a manta e a superfície. Após a colocação da primeira manta as demais devem ser colocadas com uma sobreposição de 10 cm nas bordas para que haja continuidade da superfície. É feito o teste da lâmina d’água com duração mínima de 72 horas. Após o teste é feita a camada de proteção mecânica sobre a manta.
4) Os produtos impermeabilizantes derivados do petróleo sofrem com a ação dos raios ultravioletas oriundos da radiação solar o que provoca o ressecamento do material e, com isso, a perda da elasticidade. Para resolver esse problema faz-se a proteção mecânica, que é uma camada de argamassa aplicada sobre o impermeabilizante. Além de proteger a impermeabilização do trânsito de pessoas.
5) Sim. Porque uma das principais causas da umidade ascendente do solo que passa pelo baldrame e atinge a alvenaria é a falta de impermeabilização do baldrame.
6) Retirar o emboço da alvenaria até 1m acima do piso. De preferência dos dois lados, e também o rodapé. Se houver buracos na alvenaria devem ser tampados com argamassa de cimento e areia traço 1:5. A superfície que será impermeabilizada deve ser varrida, limpa para ser retirado todo o pó. Aplicar o