Interdisciplinaridade
Rosamaria Calaes de Andrade 1. INTRODUÇÃO: - conceitos e reflexões preliminares A Interdisciplinaridade refere-se a uma nova concepção de ensino e de currículo, baseada na interdependência entre os diversos ramos do conhecimento.
Paradigma (modelo, padrão) é um conceito atualmente usado para designar a forma de estruturação e funcionamento do cérebro humano. Neste sentido, paradigma é uma estrutura-modelo, um modo de pensar.
Nossa perspectiva é de que o atual currículo escolar deve sofrer algumas alterações, passando do modelo multidisciplinar para o interdisciplinar.
Pretendemos fazer uma análise histórica da instituição escolar, buscando entender porque a escola tem hoje um projeto pedagógico multidisciplinar. A proposta interdisciplinar será justificada por uma reflexão teórica que explique porque a escola deve ter um currículo interdisciplinar. Finalmente serão sugeridas algumas estratégias para uma transformação curricular, rumo a um novo paradigma, mais dinâmico e compatível com o avanço acelerado que têm hoje a ciência e a tecnologia, a partir das invenções e descobertas que o ser humano tem feito, cada vez com maior rapidez. É nossa intenção analisar o atual currículo escolar, para reorientá-lo rumo à nova proposta, a partir das constatações feitas. Esperamos, assim, deixar clara a necessidade da mudança, antes de abordar a questão da operacionalização, do como fazer esta passagem, estas mudanças.
A fundamentação de nossa proposta é claramente construtivista. Acreditamos que, neste final de século, já superamos tanto o modelo de estrutura escolar inatista como o empirista. O modelo construtivista, que faz uma síntese dos dois modelos anteriores, é o mais adequado ao momento atual.
Segundo o construtivismo, o ser humano nasce com potencial para aprender. Mas este potencial - esta capacidade - só se desenvolverá na interação com o mundo, na experimentação com o objeto de