Valores Pessoais
Se pudesse evitar apenas uma dessas opções, escolheria evitar frustração, raiva, dor física, humilhação ou depressão?
Responder a esse tipo de pergunta ajuda a identificarmos quais são nossos valores pessoais.
Todos nós temos uma hierarquia de valores que guiam nossas vidas. Se uma pessoa valoriza aventura mais do que tudo, não vai pensar duas vezes quando alguém chamar para saltar de para-quedas. Porém, se o mais alto valor dessa pessoa for segurança, dificilmente ela irá topar.
Nossa mente avalia as experiências balanceando entre dor e prazer a depender dos nossos valores pessoais.
O problema é que muitas vezes temos valores conflitantes, o que gera uma certa confusão mental. Quanta gente você conhece que deseja ser rica porém também deseja conforto? Como fazer dinheiro em quantidades massivas sem arriscar um empreendimento ou um investimento?
Se você identifica seus valores pessoais, pode alterá-los. Se os modificar, seu foco mudará. Seu foco mudando, seu destino será outro!
Um detalhe importante: é preciso diferenciar valores-fins de valores-meios. As pessoas geralmente dizem que querem valores-meios: dinheiro, relacionamentos, família, carros. Mas na verdade, elas querem os fins que esses itens podem proporcionar: conforto, paixão, aventura, amor, excitação.
Mas de onde vêm nossos valores? Das experiências que temos na vida: dos nossos pais, da escola, da mídia, do trabalho, dos amigos, dos livros… a chave é estar consciente de que são esses valores que estão guiando nossas vidas, portanto precisamos escolhê-los com cuidado.
Crenças pessoais
Digamos que você tenha como mais alto valor o sucesso. Como você sabe se tem sucesso ou não?
Geralmente, elaboramos regras para nós mesmos. Dizemos: se eu for promovido de cargo, então terei sucesso. Ou, se abrir minha empresa, então terei sucesso. Se juntar um milhão de rais, então