Valores na vida
Os Valores podem ser considerados como nossas CRENÇAS, representa tudo o que é importante para nós. Eles representam o que é bom para nós, o que é certo, o que é sensato fazer, dizer, pensar para nós mesmos e para os outros. Ao contrário, o que se desvia dos valores, seu oposto polar, é o que é ruim, o que é errado, o que é o mais baixo fazer, dizer ou pensar. Cada acção, portanto, como cada um de nossos comportamentos, palavras, pensamentos, ou melhor, nossas escolhas sobre o que fazemos, dizemos ou a forma como agimos, é mais dependente dos valores que são importantes para nós em nossas vidas.
Os nossos valores afectam nossas vidas e relacionamentos com os entes queridos, com os colegas de trabalho e outros em geral. Os valores são aprendidos durante a nossa infância, e passados a nós, primeiramente, por nossos pais. Então, para ajudar seus filhos a adquirir os valores, os pais devem ser coerentes com o que fazem e como se comportam, do contrário, dariam ensinamentos discordantes, causando o efeito oposto nas crianças.
Ao buscarmos o conceito de ética demos ênfase ao então aqui chamado conduta humana, na qual vejo a importância de defini-la para uma melhor compreensão da ética e da moral (assunto de próximo tópico).
A acção humana é um comportamento do ser que reflecte à sociedade, ou seja, uma movimentação de energias que se compreende no tempo e no espaço. Comporta-mentos tais como positivos (trabalhar, elogiar) ou negativos (roubar, ofender), indepen-dentemente de qual a maneira que venha a expressar tal acção, esta por fim terá uma repercussão para sociedade, criando assim uma ética nesse grupo social, tendo em vista que acções individuais aglomeradas tornar-se-ão acções homogéneas, ou seja, são acções praticadas por um individuo de forma susceptíveis, praticadas com habitualidade tor-nando assim como uma referência para aquele determinado grupo social, que na qual passam também a aderir.
Todo e qualquer cidadão precisa ter os seus