Valores logísticos
Valor de Lugar – Ocorre quando uma empresa oferece seus produtos ou serviços no local em que os consumidores esperam encontrá-los. Os clientes precisam ter acesso aos produtos para que possam comprá-los (mesmo que este acesso ocorra pela Internet, por exemplo). Oferecer o produto no local certo pode fazer com que a empresa conquiste novos clientes e/ou mantenha os clientes antigos. Por outro lado, se o consumidor enfrentar dificuldades em encontrar os produtos que deseja nos estabelecimentos que costuma freqüentar, a empresa falhou com o Valor de Lugar.
Valor de Tempo – Ocorre quando uma organização entrega seus produtos e/ou serviços no prazo combinado ou prometido ao cliente. O preço cobrado pelo serviço de entrega (ou coleta, em alguns casos), deve ser compatível com o tempo combinado (nível de serviço). Este valor é realizado quando o cliente escolhe uma determinada empresa por seus prazos de entrega confiáveis ou pela rapidez de suas entregas. Falhas em entregar no prazo comprometem o Valor de Tempo, principalmente se o cliente for uma outra empresa, uma vez que esta poderá perder dinheiro pela falta do produto/serviço não recebido (uma parada nas máquinas por falta de matéria-prima, por exemplo), ou pela chegada antecipada da encomenda (pode não haver local adequado para o armazenamento, devendo a empresa cliente alugar espaços para estocagem da carga adiantada).
Valor de Qualidade – Acontece quando os serviços logísticos são realizados sem danificar o produto a ser entregue ao cliente. Todo o investimento feito para entregar no lugar certo e no prazo combinado pode ser perdido caso o produto chegue danificado ao cliente ou caso este receba um produto diferente daquele que solicitou. Algumas cargas merecem cuidados