Valores culturais
Neste trabalho de formação de atitudes integradora (F.A.I) iremos abordar sobre os valores culturais, e bem como alguns subtemas relacionados com o tema em questão. A abordagem tem um caracter introdutório, os conceitos abordados serão aprofundados no decorrer do tema.
Antes de ler este breve arquivo, o leitor deveria tentar responder as seguintes perguntas. O que é cultura? O que são valores culturais? Qual é a importância dos valores culturais? Com certeza os leitores terão muitas dificuldades em responder essas perguntas e distinguir entre os vários conceitos.
DESENVOLVIMENTO
Para iniciar, vamos fazer uma reflexão do conceito de cultura, o que estará diretamente ligado a sua apropriação em diferentes esferas. A própria definição de cultura é objeto de disputa.
Devemos considerar não só as definições múltiplas sobre a cultura dadas pelas ciências humanas e sociais, mas também as conceituações feitas pelos governos, mercados e movimentos sociais.
Deste modo, podemos dizer que cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc), estando em permanente processo de mudança.
2.1 - Valores culturais
Valores culturais são valores que variam de cultura para cultura. Ou melhor dizendo, são os valores que uma determinada sociedade defende, pratica, ensina, e que muitas vezes são diferentes de uma sociedade para outra.
A cultura pode ser caracterizada como aquilo criado pelo homem e por todos os homens, do simplesmente dado, do “natural” que existe no mundo. A consequência política desta definição foi o relativismo cultural admitir que cada cultura tem o direito de dotar-se das suas próprias