Valnor
Introdução
Um dos maiores problemas da sociedade moderna é a quantidade de resíduos que produz e o destino a dar-lhes. O lixo produzido no planeta é muito superior à capacidade natural biodegradação e reciclagem no ambiente. A empresa, surge para gerir os resíduos sólidos urbanos do Norte Alentejano. A qualidade do trabalho desenvolvido influenciou a tomada de posição de cinco novos municípios que, em finais de 2004, solicitaram a sua integração VALNOR. Ao todo são 19 municípios Assim, a área de influência da empresa passou para cerca de 7000 Km2 e de 180 mil habitantes.
Cumpridos os objectivos iniciais, a VALNOR é hoje uma empresa com forte implantação na sua região, reconhecida e certificada nacional e internacionalmente pela qualidade da sua gestão, pelo seu rigor na atenção às normas que legislam a Protecção do Ambiente, a Segurança e a Saúde do Trabalho, assim como pela prevalência dos princípios do Desenvolvimento Sustentável e da optimização de recursos na evolução da sua actividade.
Missão
Tendo como objectivo o bem estar das populações e a prestação de um serviço aos municípios e empresas da sua área de influência, a VALNOR tem como missão a criação de condições para o desenvolvimento, concepção, construção e exploração de um sistema para valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos, respeitando sempre as exigências legais instituídas para a sua área de actividade. A preservação dos ecossistemas e a melhoria do atendimento das populações foi e é o principal objectivo da VALNOR.
A VALNOR dispõe…
Centro de Valorização de resíduos 6 viaturas para deslocação de resíduos Aterro Sanitário para a deposição de resíduos sólidos Estação de tratamento de águas lixiviadas
A nível de Recolha Selectiva
550 Ecopontos distribuídos pelos respectivos concelhos 5 Viaturas de recolha 4 Ecocentros (espaço físico para armazenagem de matérias recolhidas)
Estação