Validação de RAM
Paciente: M. T. C. S; sexo: feminino; aposentada, natural de Maragojipe-Bahia, 52 anos, 68 kg. Com diagnóstico de LES (a cerca de 20 anos) e PTI (a cerca de 1 ano) secundária ao LES. Admitida no hospital no dia 31/10/2007 com quadro de colúria, icterícia, vômitos e diarreia. Vinha em uso de Ciclofosfamida 100mg/dia devido a uma Hepatite Medicamentosa (?). História anterior de reação adversa a Metotrexato, Ciclofosfamida, Sulfametoxazol + Trimetroprim. Achados Laboratoriais: Elevação do TGO, TGP, FA. E foi iniciado o uso de Azatioprina e do Danazol (13/11/2007). No dia 05/12/2007 teve alta hospitalar apresentando TGO, TGP e FA normais e teve alta em uso de: Azatioprina 100mg/dia, Danazol 400g/dia, Prednisona 20mg/dia (em desmame), Ranitidina 150mg/dia e Captopril 50mg/dia. Paciente acompanhada no ambulatório de Clínica Médica de Hematologia e Imunologia. Relatado uso irregular do Captopril. No dia 04/03/2008 apresentou reação adversa de leucopenia, feito a suspeita de reação adversa a Azatioprina e foi feito a suspensão do medicamento. No dia 29/04/2008 terminou a RAM com achados laboratoriais normais.
2 INTRODUÇÃO
Todos os indivíduos apresentam sistema imunológico ativo. Essa capacidade do sistema imune faz com que o corpo monte uma resposta eficaz contra qualquer antígeno eliminando o elemento “estranho”. Entretanto, o sistema imune falha, por vezes, em reconhecer o próprio organismo provocando as chamadas doenças autoimunes. Desta maneira, doença autoimune é uma doença criada contra o próprio corpo (VIANA; SIMÕES E INFORZATO, 2010).
2.1 LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
Lúpus eritematoso sistêmico (LES) que é uma doença crônica autoimune, isto é, que se prolonga por muito tempo. Sendo que é mais frequente em mulheres em fase reprodutiva do que em homens. Uma das maiores preocupações, no entanto, são os sintomas, que são muito