Vale do sousa
Introdução Geral
O Vale do Sousa situa-se a norte do Vale do Ave e a sul do Douro e Vouga, a poente da Área Metropolitana do Porto e a nascente do Baixo Tâmega. O vale do sousa é constituído pelos concelhos de Penafiel, Paredes, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Castelo de Paiva. Na região afloram granitos cuja exploração foi em tempos muito intensa especialmente no concelho de Penafiel. Podemos encontrar também xistos-ardósias esta faixa estende-se na direção NW-SE desde Bustelo até a serra da boneca no concelho de Penafiel e também numa estreita faixa na mesma direção que se expande para dentro do concelho de Castelo de Paiva a partir de Gondomar. Ainda encontramos Saibros que são o resultado sedimentação de partículas resultantes da erosão. De minerais temos os quartzos aparecem sobre a forma de filões simples.
Minerais
Geologicamente os minerais são corpos sólidos com estrutura cristalina, naturais, inorgânicos e com composição definida ou variável dentro de certos limites. A composição química e a organização estrutural da matéria cristalina conferem aos minerais propriedades físicas e químicas que auxiliam na sua identificação. Neste trabalho apresento um quartzo recolhido na freguesia de Fonte Arcada pertencente ao Concelho de Penafiel.
Características
O quartzo é um mineral de composição química SiO 2 (sílica) na proporção de 46,7% de Si e 53,3% de O. É um composto químico quase puro e tem propriedades constantes .O quartzo é o sétimo termo da escala de Mohs (dureza 7), com fratura concoidal e brilho vítreo. O quartzo apresentado é um quartzo leitoso. É leitoso devido a inclusões fluídicas em pequena quantidade. Este quartzo foi encontrado na zona de linhares na freguesia de fonte arcada no concelho de penafiel numa zona abundante em saibro.
Figura 1 - Quartzo leitoso
Rochas Sedimentares
Rochas sedimentares