Região de lousada
Miguel Stuart de Vasconcelos Resende
Porto
2012
Lousada, uma vila do distrito do Porto, no norte de Portugal, localizada no Vale do Sousa, entre Felgueiras, Penafiel, Felgueiras, Paços de Ferreira, Santo Tirso e Amarante, contando com 25 freguesias.
Figura 4
1- O relevo é acidentado ou plano?
A nível físico-geográfico, este território posiciona-se no Noroeste português, contando com o típico relevo acidentado desta região e uma rede hidrográfica bastante densa, entre os vales: Douro, Sousa, Ferreira, Tâmega, Vizela (Plano de ação para a implementação e dinamização turística e cultural da rota do Românico do Vale do Sousa: 24) – ver exemplo de território na figura 1, a Ponte de Espindo.
Figura 1
2 - É uma área rural ou urbana?
Trata-se de uma área bastante mista, por ter um plano de urbanismo ainda em progresso. O centro, sobretudo urbano, em grande desenvolvimento arquitetónico e cultural – refira-se a constante inovação das escolas (figura 2)… Todavia, ainda há muito que faz deste concelho rural, dentro das suas vastas freguesias, e as rotas turísticas e de lazer são a prova disso. Destacam-se, por exemplo: a Casa de Santo Estevão, a Quinta de Lourosa, a Casa de Juste, a Quinta de Lourosa, a Quinta da Longra, a Casa de Juzam, a Quinta das Cedovezas, a Adega Cooperativa de Lousada, a “rota do românico”, entre outras atrações que referiremos mais adiante. Nestas rotas de turismo podem ser apreciadas, muitas vezes, estadias, guias históricos e míticos e degustações (figuras A e B). Assim, “o desenvolvimento dos espaços rurais combinou-se com o florescimento dos centros urbanos, que aglutinam cada vez mais população, resultando numa maior complexidade do modelo de ocupação e organização do território e, consequentemente, num mais amplo impacto na alteração das paisagens naturais e rurais” (Plano de ação para a