Vai curintia
João Antonio Passolongo Primon
João Eduardo Felipin
Rafael Rodrigues dos santos
RESUMO:
A destruição da camada de ozônio é um problema muito recente e muito discutido no mundo inteiro por cientistas livros, televisão. Para tentar conter a destruição da camada de ozônio cientistas do mundo inteiro trabalham na resolução desse grande problema que afeta o mundo inteiro. Para isso foram criadas diversas leis sobre o a emição de gases na atmosfera. Este trabalho vai falar sobre o aquecimento global suas causas, e também conseqüências que já estão acontecendo e outras quese continuarmos poderão acontecer.
DESENVOLVIMENTO O aquecimento global é causado pela destruição da camada de ozônio que retém os raios UV os gases que destroem a camada de ozônio são muitos, mas o principal é: o CFC (clorofluorcarbonos) que se mistura com o a atmosfera e flutua até a estratosfera onde rompe a camada de ozônio facilitando a entrada dos raios UV na terra. Isso tudo gera a entrada de mais raios solares e o co2 que é liberado por em por chaminés de empresas, veículos para os raios solares impedindo que eles voltem para a atmosfera. Assim deixando a terra cada vez mais quente. Um dos raios solares mais agressivos a saúde é o raio UVB que pode mudar a composição química da vários tipos de planta prejudicando florestas e plantações inteiras causando prejuízo para agricultores. Alem dos prejuízos para as pessoa que pode gerar muitas doenças como:
- CATARATA
- CANCER DE PELE Se parássemos de emitir gases perigosos a camada de ozônio se restauraria naturalmente dentro de um século e meio o gás CFC pode ficar na atmosfera durante 60 e 65 anos. No mundo os maiores consumidores de CFC são:
1-ESTADOS UNIDOS
2- BRASIL
3-CHINA
4-CORÉIA DO SUL Esses países somam junto 46 %de tudo o que foi consumido em 2001. Hoje em dia o mundo está muito preocupado com o estado da camada de ozônio por isso foram criados varias leis no mundo que querem salvar