vaginismo
O vaginismo é uma condição única que pode resultar de uma combinação tanto de causas físicas quanto não-físicas, ou pode não ter causa perceptível.
'Ciclo da dor'
Muitas mulheres são pegas de surpresa pelo vaginismo; uma contração inexplicável, desconforto, dor, e problemas de penetração ou inserção são inesperadamente vivenciadas durante as tentativas de intercurso. A dor resulta da contração dos músculos ao redor da vagina (músculos PC). Uma vez que isso acontece sem a intenção consciente ou o controle da mulher, muitas vezes a deixa perplexa.
Geralmente, na raiz do vaginismo está uma combinação de gatilhos físicos e não-físicos que levam o corpo a antecipar a dor. Reagindo à antecipação da dor, o corpo automaticamente contrai os músculos vaginais, fechando-se para se proteger de algum dano. O sexo se torna desconfortável ou doloroso, e a penetração pode ser difícil ou impossível, a depender da severidade do caso. Com as tentativas de sexo, qualquer desconforto resultante ajuda a reforçar o reflexo da contração, de forma que ele é intensificado. O corpo experiencia dor crescente e reage “apertando” ainda mais os músculos, num círculo vicioso, reforçando esta resposta muscular e criando um 'ciclo da dor'.
Exemplos de causas não-físicas
Medos
Medo ou antecipação da dor do intercurso, medo de não estar completamente curada após um trauma pélvico, medo de danos ao tecido (ou seja, de "ser rasgada"), medo de engravidar, preocupação de que um problema de saúde pélvico possa reocorrer etc.
Ansiedade ou estresse
Ansiedade em geral, pressões para ter um “bom desempenho”, experiências sexuais anteriores desagradáveis, negatividade em relação ao sexo, culpa, traumas emocionais, ou outras emoções sexuais não saudáveis
Problemas de relacionamento
Abuso, “separação emocional”, medo de compromisso, desconfiança, ansiedade em relação a estar vulnerável, perder o controle etc.
Eventos Traumáticos
Abuso sexual/emocional anterior,