VAGALUME
- Passo 1: Dar continuidade ao projeto proposto na Etapa 2, promovendo uma pesquisa sobre Direção como função garantidora do Processo Administrativo,
partindo da premissa de que administrar envolve também a distinção entre os níveis gerenciais.
O papel da Direção é acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem e acontecerem. A Direção, como uma das funções administrativas, está relacionada com colocar as pessoas em ação. É a atribuição gerencial ligada ao exercício da liderança, exercendo influência sobre os funcionários. A influência pode ser feita por diversas formas – persuadindo, recompensando, punindo ou coagindo –, mas é preferível o uso da persuasão e do convencimento, e o uso da autoridade como último recurso.
Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da Direção: acionar e dinamizar a empresa.
A direção está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. As pessoas precisam ser aplicadas em seus cargos e funções, treinadas, capacitadas, guiadas e motivadas para que possam atingir os resultados que delas se esperam.
Portanto, a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados. Para isso os gestores precisam
• Comunicar
• Liderar (é fundamental entender onde a pessoa está na pirâmide das necessidades)
• Motivar
- Passo 2: Definir como o grupo estabeleceu os níveis de Direção para o projeto de extensão universitária. Apresentar o resultado deste levantamento teórico no tópico Desenvolvimento do relatório desta Etapa.
Os níveis de direção foram escolhidos por eleição entre os colegas, que dividiram as principais funções