vacinas
- Doenças e vacinas
Cuidados com a vaca gestante
Nos dois últimos meses de gestação, deve encerrar a lactação, isto é, deve-se fazer com que ela interrompa a produção de leite para que a glândula mamária possa descansar, se preparar para próxima lactação e produzir um colostro de boa qualidade. Se for uma novilha esta preparação vem naturalmente, já que ela nunca pariu.
Para uma melhor adaptação dos micro-organismos do rúmen a dieta que a fêmea receberá nesse período será a mesma após o parto, com exceção do sal mineral.
No período final de gestação o animal sofre as maiores transformações, ficam mais pesados; o que dificulta a locomoção, exigindo, portanto, maiores cuidados.
Doenças bezerros
COLOSTRO
O colostro é a primeira secreção ou primeiro leite da vaca, tem uma composição um pouco diferente do leite, apresentando menores teores de lactose, mas maiores teores de gordura, sólidos totais, minerais e vitaminas, e principalmente proteína. O maior teor de proteína do colostro se deve principalmente ao maior teor de imunoglobulinas (Ig), ou anticorpos.
O produtor deve sempre fornecer o primeiro colostro uma vez que a concentração de anticorpos se reduz conforme as ordenhas. O importante é que o bezerro ingira em torno de 10% do seu peso em colostro, nas primeiras 24 horas pois a capacidade de absorver os anticorpos fornecidos pela mãe no interior do aparelho digestivo do bezerro é aproximadamente nas primeiras 36 horas e esta capacidade de absorção tem como pico máximo entre seis e 10 horas, quando começa a diminuir gradativamente até aproximadamente 36 horas.
De outra forma uma das funções do colostro é ajudar na primeira descarga intestinal, isto é, ajuda a expelir as primeiras fezes que é o chamado mecônio. O mecônio são fezes amarelas, pegajosas de difícil eliminação, portanto sendo o colostro um leve laxante vai ajudar nesta eliminação.
VERMINOSE
Os bovinos jovens são os mais afetados pelas verminoses. O período