vacinas contra o HPV
Vacinas
O que é a vacina contra o HPV?
É a vacina criada com o objetivo de prevenir a infecção por HPV e, dessa forma, reduzir o número de pacientes que venham a desenvolver câncer de colo de útero. Foram desenvolvidas duas vacinas contra os tipos mais presentes no câncer de colo do útero (HPV-16 e
HPV-18). Mas o real impacto da vacinação contra o câncer de colo de útero só poderá ser observado após décadas. Há duas vacinas comercializadas no Brasil.
Uma delas é quadrivalente, ou seja, previne contra os tipos 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero e contra os tipos 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. A outra é específica para os subtipos 16 e 18.
Como a vacina funciona?
A pessoa que recebe a vacina por via intra muscular nas doses indicadas irá estimular a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV que contém a vacina. Teremos um elevado nível desses anticorpos que persistiram durante anos.
Quando a pessoa vacinada entrar em contato com o HPV esses anticorpos irão inativar este HPV impedindo que ele se instale e se multiplique. Dessa maneira impede a progressão da infecção pelo HPV.
Marcas disponibilizadas no mercado.
Vacinas
A vacina pode ser prejudicial à criança se a mulher estiver grávida?
Até o momento não tem descrito perigo para a criança duranteagravidez.
A vacina para Hepatite B que já é utilizada há muitos anos não tem risco para a criança durante a gravidez. Talvez a vacina do HPV tenha o mesmo comportamento que a vacina da Hepatite B, mas somente com o tempo saberemos. Dessa maneira é aconselhável que a mulher engravide 1 mês após a terceira dose de vacinação, e se a mulher engravidar durante o período de vacinação é importante informar seu médico.
Qual a faixa de idade que deve ser vacinada?
A idade ideal é antes de iniciar a atividade sexual. A vacina quadrivalente, da Merck, foi aprovada pela ANVISA para ser aplicada a meninas