Vacina da hepatite B
Trabalho realizado por: Disciplina de ciências:
Introdução:
A vacina contra a hepatite B pode ser tomada por todas as pessoas, mas que não tem qualquer efeito em quem já está infectado pelo vírus. É composta por três doses que são administradas através de injecções intramusculares e regista uma eficácia de 95 por cento. Em Portugal, está incluída no Programa Nacional de Vacinação. Os bebés, filhos de mães portadoras do vírus, devem ser vacinados à nascença, após o nascimento, não existe risco de transmissão pelo aleitamento.
O que é a Hepatite B? A hepatite B, provocada pelo Vírus da Hepatite B (VHB), descoberto em 1965, é a mais perigosa das hepatites e uma das doenças mais frequentes do mundo, estimando-se que existam 350 milhões de portadores crónicos do vírus. Estes portadores podem desenvolver doenças hepáticas graves, como a cirrose e o cancro no fígado, patologias responsáveis pela morte de um milhão de pessoas por ano em todo o planeta. A vacina da Hepatite B tem uma eficácia de 95%.
O Virús: O Vírus da Hepatite B (VHB), da família dos hepadnavírus, é composto por ácido desoxirribonucleico sendo o único vírus de hepatite a possuir ADN como material genético e tem um diâmetro de 42 nm.
Transmissão: O vírus existe no sangue, saliva, sémen, secreções vaginais e leite materno de doentes ou portadores assintomáticos. A sua transmissão pode ser realizada pelo contacto directo com saliva, sangue e fluídos corporais.
Sintomas :
Os primeiros sintomas Febre mal-estar desconforto dor abdominal dor nas articulações erupções na pele
Mais tarde icterícia urina escura e as fezes mais claras do que o habitual cansaço.
Diagnóstico: Os marcadores que permitem diagnosticar a hepatite B surgem no sangue em tempos diferentes. Normalmente, o primeiro a detectar-se é o antigénio