Imunologia - caracteristicas da vacina contra hepatite b
• Natureza do antígeno
A vacina é constituída de partículas não infecciosas de antígeno de superfície da Hepatite B (HBsAg) altamente purificadas, produzidas por DNAEVXB 10082 recombinante em células de levedura (Saccharomyces cerevisiae).
• Presença de adjuvante
O adjuvante utilizado na vacina contra a Hepatite B recombinante é o Alúmen (gel de hidróxido de alumínio)
• Concentração
A Vacina de 0,5 ml (infantil), contém 10 mcg de Antígeno de superfície da hepatite B purificado, adsorvidos em 0,25 mg de gel de hidróxido de alumínio.
A vacina de 0,10 ml (adulto) contém 20 mcg do Antígeno de superfície da Hepatite B purificado, adsorvidos em 0,5 mg de gel de hidróxido de alumínio.
• Via de administração
A via de aplicação deve ser de preferência a intramuscular, no músculo vasto lateral da coxa em crianças menores de dois anos de idade, ou no deltóide, acima dessa faixa etária. A vacina não deve se aplicada na região glútea. Em pacientes com graves tendências hemorrágicas, a vacina pode ser administrada por via subcutânea - caso se utilize a via intramuscular, a aplicação deve-se seguir de compressão local com gelo.
• Tipo de resposta imune esperada
O indivíduo que recebe a vacina deve desenvolver a resposta imune adaptativa ativa artificial, pois na vacina administrada contém uma determinada quantidade de antígeno suficiente para estimular a produção de anticorpos específicos para a Hepatite B, mas que não causa a contaminação. A vacina é administrada em 3 doses, com intervalo de 1 e 5 meses entre elas, e a sua duração é de cerca de 10