Vaca atolada
ROTEIRO DE AULA
PEROXISSOMOS Estão presentes em todas as células eucariotas e estão envolvidos na oxidação de ácidos graxos, desintoxicação celular.
Muitas substâncias orgânicas podem converter-se em hidroperóxidos em reações de auto-oxidação em presença de luz e oxigênio atmosférico. Existem muitos tipos de peroxissomos, de acordo com as enzimas ou conjunto de enzimas no seu interior, e cada tipo celular contem um determinado tipo particular de enzimas, sendo a mais comum a catalase. A enzima CATALASE reage com o peróxido de hidrogênio produzindo água (H2O) e oxigênio molecular (O2). Representação da reação de oxidação: 2 H2O2+ Enzima Catalase → 2 H2O + O2 Nos animais
• •
Os peroxissomos, são numerosos principalmente nas células de órgãos como os rins e fígado, ocupam cerca de 2% do volume celular hepático. Nesses órgãos, realiza a desintoxicação do organismo, oxidando substâncias absorvidas do sangue.
Nos vegetais As células das folhas e das sementes em germinação possuem peroxissomos especiais, conhecidos como glioxissomos. Nas células das folhas, essas estruturas atuam em algumas reações do processo de fotossíntese, relacionadas à fixação do gás carbônico. Nas sementes, essas organelas são importantes na transformação de ácidos graxos em substâncias de menor tamanho, que acabarão sendo convertidas em glicose e utilizadas pelo embrião em germinação.
Funções: Oxidação do urato Oxidação de D-aminoácidos Oxidação de parte do metanol e etanol Oxidação do peróxido de hidrogênio Oxidação e síntese de lipídios, conhecida também como oxidação de ácidos graxos