uugutg
772 palavras
4 páginas
1. Dois objetos metálicos têm cargas líquidas de +70 pC e -70 pC, o que resulta numa diferença de potencial de 20 V entre eles. (a) Qual é a capacitância do sistema? (b) Se as cargas mudarem para +200 pC e -200 pC, qual será o valor da capacitância? (c) Qual será o valor da diferença de potencial?(Respostas: (a) C = 3,5 pF; (b) C = 3,5 pF; (c) V = 57,1 V).
2. Um capacitor de placas paralelas possui placas circulares de raio 8,2 cm e separação de 1,3 mm. (a) Calcule a capacitância. (b) Que carga aparecerá sobre as placas se a diferença de potencial aplicada for de 120 V?
(Respostas: (a) C = 143,8 pF; (b) q = 17 nC).
3. As placas de um capacitor esférico têm raios de 38 mm e 40 mm. (a) Calcular a capacitância. (b) Qual deve ser a área de um capacitor de placas paralelas que tem a mesma separação entre as placas e capacitância idêntica?
(Respostas: (a) C = 84,5 pF; (b) A = 193 cm2).
4. Podemos atribuir uma capacitância a uma única esfera de raio R feita de material condutor supondo que a “placa que falta” é uma casca esférica condutora de raio infinito. Usando o resultado obtido para a capacitância do capacitor esférico, determine a capacitância de uma esfera isolada de raio R.
(Resposta: ).
5. Depois de andar sobre um carpete, num dia seco, uma pessoa toca com a mão na maçaneta metálica de uma porta, provocando uma centelha de 5 mm. Tal centelha significa que houve uma ddp de possivelmente 15 kV entre a pessoa e a maçaneta. Supondo esta ddp, qual foi a quantidade de carga que a pessoa acumulou andando sobre o carpete? Para este cálculo extremamente aproximado, considere o corpo da pessoa uma esfera condutora, uniformemente carregada, de 25 cm de raio, e eletricamente isolada de sua vizinhança.
(Resposta: q = 4,17 .10-7 C).
6. Quantos capacitores de 1μF devem ser ligados em paralelo para acumularem uma carga de 1 C com um potencial de 100 V através dos capacitores?
(Resposta: 10.cc000 capacitores).
7. (a) Na figura 1, determine a