Utpico
PERGUNTA BÁSICA Como o conteúdo do texto se reflete na análise e projeto da área de estudo?
A ruptura da cidade com o bairro
Madureira esta passando por uma repaginação urbana para maior integração do bairro com a cidade ao todo. Ao longo dos tempos, Madureira, para muitos, tornou-se subúrbio e, para outros muitos, tornou-se uma espécie de centro da cidade, polo de consumo. Acredito que na época que Madureira começou a tomar forma, toda modernidade deveria, como ponto de partida, começar suprimindo o passado e que, disso tudo, resultaria a cidade/ o bairro, moderno.
Sabe-se que foi um útil plano face a urgência da crise habitacional e da insalubridade de numeroso bairros. Porem encontramos a forma do bairro que nos é determinada por heranças de períodos contraditórios.
Madureira é um bairro com quadras superdimensionadas e construções que não se comunicam. Há diversos vazios urbanos, como estacionamentos, a própria linha do trem, a planificação do bairro não se da através desses espaços vazios, mas sim, a partir de objetos cheios. Sem esse contraste de escalas, sem essa hierarquia entre quarteirões, o bairro não tem qualidade especifica de conjunto único.
Toda a história das cidades esta associada a uma luta entre a aglomeração continua e espontânea de construções que encontramos em Madureira, e que, para a sua melhoria, necessitamos de um esforço para disciplina-las e ordena-las. Toda a ideia do projeto de atelier integrado é estudar as questões fundamentais para a melhoria desses problemas, que são, o permanecer, atravessar e deslocar.
Na arquitetura de hoje, não há mais estilos de uma cultura local de bairro, não em Madureira. Não há uma mesma e única técnica de construção, todo o bairro é fragmentado em uma multiplicação e renovação rápida de “estilos.”
Precisamos portanto inventar novas relações no bairro, contrastes, novas regras de unidade mais flexíveis e, que não maltratem a