utopia republicana
Universidade Ceuma
São Luis,05 de novembro de 2014
Aluno: Inez Brasil CPD: 44185
Curso: Serviço Social Turma: 130181
Disciplina: Fundamentos históricos políticos e sócio econômico da América e do Brasil.
Professor: Paulo Camara
Texto:
Sintetize as principais transformações do final do século XIX e início do século XX que impactar os sujeitos, os processos e o ritmo de vida neste contexto.
A economia capitalista, tornou-se global e ficou mais forte durante o século XIX. Em meados de 1780 houve revolução industrial, baseada em três fatores básicos: O ferro, O carvão e as maquinas a vapor que contribuíram para o surgimento das primeiras unidades produtivas e fabricas. O que foi mais importante para a sociedade neste momento foi, a segunda revolução industrial ou a revolução cientifica- tecnológica, que aconteceu em 1870. Durante os acontecimentos surgiram objetos que seriam o marco daquela época e mudaria a vida de todos naquele momento e sempre. Surgiram os veículos automotores, os transatlânticos, aviões, telégrafos, telefone, iluminação, uma serie de invenções que fariam com que o cotidiano daquela sociedade nunca mais fosse o mesmo.
Explique o que levou a formação do Arraial de Canudos e porque o governo republicano combateu e o destruiu.
Era formado pela maioria da população pobre. No final do século XIX, a situação er de fome, seca, miséria e o fanatismo religioso. Isso tudo gerou um problema social grave, acreditando que o Imperador era um ser sagrado, seguiam seus ensinamentos e assim uniram-se a ele contra republica, para então lutar favor dos seus direitos. Isso tomou uma grande proporção muito maior que o esperado e o governo não conseguiu os controlar, só durante o quarto combate após pedir ajuda para as tropas nacionais a republica conseguiu conter os incansáveis guerreiros. Muitos morreram de fome, o massacre foi tamanho que não escaparam idosos, crianças ou mulheres.
Explique no que