cultura
Roberto Augusto DaMatta (Niterói, 29 de julho de 1936) é um antropólogo, conferencista, consultor, colunista de jornal e produtor brasileiro de TV.
Em sua obra Você tem Cultura, o autor fala sobre as diversas culturas que existem, o que nos permite considerar as diferenças entre a nossa e as das outras pessoas, nos permitindo entender e respeitar cada uma, ele ainda ressalta dizendo que a cultura está dentro de cada um de nós.
O artigo não apresenta divisões internas, porem é escrita em dezoito parágrafos e quatro páginas. São várias as formas de interpretar a cultura, ela é instrumento fundamental que nos permite compreender o mundo a nossa volta.
O autor usa deste exemplo para desenvolver seu conceito sobre cultura. `` Outro dia ouvi uma pessoa dizer que “Maria não tinha cultura”, era “ignorante dos fatos básicos da política, economia e literatura”. Uma semana depois, no Museu onde trabalho, conversava com alunos sobre “a cultura dos índios Apinayé de Goiás” ,que havia estudado de 1962 até 1976, quando publiquei um livro sobre eles (Um mundo dividido). Refletindo sobre os dois usos de uma mesma palavra, decidi que esta seria a melhor forma de discutir a ideia ou o conceito de cultura tal como nós, estudantes da sociedade a concebemos. Ou, melhor ainda, apresentar algumas noções sobre a cultura e o que ela quer dizer, não como uma simples palavra, mas como uma categoria intelectual um conceito que pode nos ajudar a compreender melhor o que acontece no mundo em nossa volta.´´ ( DAMATTA, 1981 ).
Fica notável que o autor busca esclarecer de forma clara a palavra cultura e como nós como sociedade a utilizamos para considerar a cultura de um povo ou a conceituar como um nível ou falta de intelectualidade de alguém, no entanto cultura é um todo que envolve o individuo e o meio com que se relaciona.
No caso do conceito de cultura ocorre o .mesmo, embora nem todos saibam disso. De fato, quando um antropólogo social fala em "cultura", ele