Utilização de sinônimos
Professora: Carmen Toyo
Turma: 3º Formação de Professores
Sinônimos
* Sinônimos ou sinónimos são palavras "da mesma categoria gramatical, com sentido parecido e com forma diferente, que podem intercambiar-se em determinados contextos com ou sem matizações de significado".
O conhecimento e o uso dos sinônimos é importante para que se evitem repetições desnecessárias na construção de textos, evitando que se tornem enfadonhos.
Exemplos:
* gordo — obeso * morrer — falecer * após — depois * bonito — belo * Os sinônimos podem ser perfeitos ou imperfeitos.
* Sinônimo perfeito: se o significado é idêntico. Exemplos: * falecer — morrer * escarradeira — cuspideira * língua — idioma * catorze — quatorze * Sinônimos imperfeitos: se o significado é próximo, porém não idênticos.
Exemplos:
* córrego — riacho * belo — formoso * cidade — metrópole
* As palavras possuem relação com outros termos de significados idênticos ou semelhantes, bem como com vocábulos de sentidos totalmente contrários.
Assim, temos os sinônimos e antônimos. Esses últimos fazem referência às significações contrárias de elementos, enquanto os primeiros aos significados análogos.
Vejamos: professor - sinônimos: educador, mestre, mediador do saber, docente, mentor.
Antônimo: não há.
Os sinônimos são muito importantes em um texto, já que repetições desnecessárias de termos empobrecem o texto, causam confusão e tornam a leitura monótona. Veja:
O professor perguntou à criança se ela queria ler. A criança disse que não ao professor. Então, o professor sorriu e perguntou à outra criança se ela queria ler.
Agora veja como fica quando colocamos os sinônimos:
O professor perguntou à criança se ela queria ler. A menina(o) disse que não. Então, o educador sorriu e dirigiu a mesma pergunta a outro aluno.
Tudo depende de um contexto: às vezes os sinônimos de menina poderão ser: garota,