Utilizados Desde 4
Bem aceitos pelo mercado, os blocos cerâmicos são vistos como matéria-prima natural abundante no País, com capacidade de reduzir custos de obras quando utilizados em projetos racionalizados. Suas diversas peças oferecem liberdade e flexibilidade nas plantas dos ambientes, atendendo a construções de baixo, médio e alto padrão. São mais leves que os blocos de concreto, podem ser utilizados em alvenaria aparente e receber aplicação de tinta ou gesso em paredes internas sem a aplicação de emboço.
DEFINIÇÃO DE BLOCOS CERÂMICOS/FABRICAÇAO
Os blocos cerâmicos são componentes construtivos utilizados em alvenaria (vedação, estrutural ou portante). Apresentam furos de variados formatos, paralelos a qualquer um dos seus eixos.
São normalmente produzidos com argilas ricas em juta (tipo taguá) e argilas montmorilonitas.
A conformação ocorre por extrusão, onde a massa de argila é pressionada através do molde que dará a forma da seção transversal. A coluna extrudada obtida, passa por um cortador, onde se tem a dimensã o do componente, perpendicular a seção, transverSão dois os tipos de blocos cerâmicos utilizados na construção civil, produzidos no Brasil.
- Bloco de vedação
São aqueles destinados a execução de paredes que suportarão o peso próprio e pequenas cargas de ocupação (armários, pias, lavatórios, etc), geralmente utilizados com furos na horizontal e com atual tendência ao uso com furos na vertical.
- Blocos estruturais ou portantes
São aqueles que além de exercerem a função de vedação, também são destinados a execução de paredes que constituirão a estrutura