Uta-metodologias
Levando-se em consideração aspectos apontados na formação desta UTA, a relação entre as obras Metodologia da alfabetização (VALLE 2007); Metodologia de ensino da Língua Portuguesa (GOMES 2007) e Prática Profissional - Produção de texto. Este trabalho tem o objetivo de apresentar algumas reflexões a partir do processo de desenvolvimento humano acerca da linguagem e suas relações.
2.1 Metodologia da Alfabetização.
A alfabetização implica no trabalho com todas as diversões do ser humano, pois o aluno é um sujeito que sente que precisa e tem o direito de conhecer o espaço curricular com autonomia. Partindo dessa compreensão de um pensar crítico sobre as condições existenciais do desenvolvimento humano a partir de uma comparação em relação ao desenvolvimento cognitivo entre dois autores: Jean Piaget e Lev Semenovich Vygotsky.
Piaget diz que o conhecimento é uma contínua construção que ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo, ou seja, o conhecimento acontece a partir de novas experiências para gerar diversos conhecimentos. Também afirma que passamos por diversos estágios desde o nascimento até a fase adulta dando origem a quatro estágios do desenvolvimento. O 1º estágio é o sensório Motor de (0 a 2anos) o 2º estágio é o Pré-operatório (2 a 7 anos), o 3º estágio é o período das operações concretas(7 aos 12 anos) e o 4º estágio é o período das operações formas( das 12 em diante).Assim como o sujeito tem hipóteses sobre as objetivos do meio sobre as "coisas" no processo de interação com o meio, com informações novas, está hipótese se conflitam e se reorganizam que se dá a um processo de assimilação, acomodação , adaptação, equilíbrio e desequilíbrio.
Portanto a aprendizagem se dá ao processo de alfabetização a partir da perspectiva psicogenética construtivista de Jean Piaget eixo central sujeito que aprende a ler e escrever durante vários anos num processo progressivo