Usos do Etanol
O etanol pode ser utilizado de diversas maneiras. Em sua forma pura (álcool anidro), ele é muito utilizado na indústria, sendo matéria prima de tintas, solventes, aerossóis, etc. Além disso, ele é utilizado como combustível misturado à gasolina, em proporção obrigatória no Brasil de 20%, ou ainda no diesel, de forma opcional e que chega a aproximadamente 8%. Já o etanol hidratado (etanol com cerca de 5% de água), é utilizado na produção de bebidas, alimentos, cosméticos, aromatizantes, produtos de limpeza, remédios, vacinas e como combustível de veículos. Esse tipo de álcool é o etanol comum vendido nos postos, sendo o Brasil até hoje o único país que utiliza 100% de álcool hidratado nos tanques.
Etanol nos motores veiculares
Entre os motores de veículos (motores de combustão interna) o etanol é utilizado principalmente em motores de ignição por centelha (ciclo otto). Esses motores utilizam a vela de ignição para lançar uma faísca elétrica que queima o combustível, gerando energia para o veículo se movimentar. Normalmente, esses tipos de motores são movidos a etanol ou gasolina, estando presente nos veículos leves, como automóveis e motocicletas. Um outro tipo de motor veicular é o de combustão por compressão (ciclo diesel).
Veículos leves (ciclo otto)
O etanol vem sendo utilizado com combustível desde 1938, quando um decreto presidencial tornou obrigatória a mistura de álcool anidro à gasolina, atualmente estipulada em 20%. Como álcool puro (etanol hidratado), o combustível está no mercado desde 1979, quando foi lançado o primeiro carro a álcool, o Fiat 147. Até hoje, o Brasil é único país que utiliza etanol hidratado puro como combustível.
O grande marcou que consolidou o etanol foi o Próalcool, programa lançado em 1975 que estimulou a produção de álcool no Brasil para livrar o país da dependência do petróleo. O Proálcool teve grande resultados, acarretando que, durante parte da década de 1980, mais de 70% da frota nacional de automóveis