Uso e preservação da agua
Menos de 1% da água no planeta é própria para o consumo. Com o capitalismo, se esquece às prioridades básicas, de todas as gerações, a conscientização é deixada de lado não por opção, mas, por obrigação do lucro e desenvolvimento desenfreado.
Com o aumento da população, a demanda aumenta assim como a sua degradação. No mundo a maior parte dos recursos hídricos é destinada à irrigação, após vem à indústria e por último o abastecimento populacional..
A água para consumo humano ou doméstico se utiliza na alimentação, o asseio pessoal e na limpeza da casa e dos utensílios ou roupas, na lavagem de automóveis e na irrigação de jardins. O consumo médio da água é mais ou menos de 120 litros diários por pessoa. Porém, isso pode ser diferente de acordo com as instalações da casa.
Na atividade agrícola se considera que é utilizado cerca de 70% da águas dos rios, lagos e aqüíferos no mundo.
A atividade industrial também é uma grande consumidora, especialmente nos países desenvolvidos. O cálculo é de que as indústrias chegam a utilizar entre a metade e 3/4 de toda a água extraída, em comparação com a média mundial que chega somente a 1/4 .
A conscientização é necessária, podemos aplicar no nosso dia-a-dia métodos simples para um consumo sustentável que não prejudique o meio ambiente, assim como as gerações futuras. No ano de 1992, a ONU criou o Dia Mundial da Água junto com um documento que apresenta medidas, sugestões e informações para despertar tanto a população quanto os governantes sobre o assunto. Muitos países enfrentam problemas de abastecimento, com isso a única saída ocorrerá através de disputas.
Quanto melhor é a água de um rio melhor e mais barato será o tratamento desta e, com isso, a população só terá a ganhar. Mas a maior preocupação dos técnicos é sofisticar cada os tratamentos de água, ao invés de se aterem mais à preservação dos mananciais, de onde é retirada água pura. Técnicas sofisticadíssimas serão