Uso de vídeo/DVD em sala de aula
Atividade 2: Fórum Trabalhando em Grupo (B) - DVD
Grupo B (DVD): Édina, Cláudia, Lidia, Luciano e Wesley
Turma: RJ01
Uso de vídeo/DVD em sala de aula
É perceptível a dificuldade de comunicação entre adolescentes e adultos, incluindo a relação entre professores e aluno. O professor organiza e transmite as informações de forma sequencial e abstrata, já as crianças e jovens, que navegam intensamente pela Internet, dominam diversos aparelhos eletrônicos, assistem TV, jogam individual e coletivamente, se expressam com muita emoção e pouca riqueza vocabular. As crianças são mais rápidas, impacientes, se envolvem em inúmeras atividades ao mesmo tempo, estão prontas a produzir algo diferente, mas têm dificuldades para se concentrar e sistematizar os conceitos aprendidos.
Com tantas diferenças quanto às preferências, aos interesses, às formas de pensar, de pesquisar, de interagir, é preciso que o professor busque se aproximar das novas tecnologias a fim de suplantar esse abismo que se forma na relação professor-aluno. O uso de recursos como TV, Vídeo ou DVD para veicular imagens de propagandas, programas, filmes, séries etc., sem dúvida pode enriquecer as aulas, fazendo delas momentos mais prazerosos para professores e alunos.
É certo que a utilização de DVDs no ambiente escolar não é nenhuma novidade, porém, o domínio dessa e de outras tecnologias vem trazendo algumas inovações no que diz respeito ao planejamento e à abordagem dos conteúdos a partir dessa mídia. Não é mais cabível que o vídeo seja utilizado simplesmente para suprir a carência de professor, para manter os alunos calmos enquanto o professor corrige cadernos ou preenche diários, ou mesmo como mera distração para os alunos e o professor.
Por conta do desenvolvimento de uma cultura midiática, essa linguagem tem sido cada vez mais valorizada. Relações sócio-comunicativas passaram a ser mediadas por códigos, imagens, textos e hipertextos que registram e