Sistema Digestorio
Sistema Digestório é constituído pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas, sua função é retirar os nutrientes indispensáveis dos alimentos ingeridos, para o desenvolvimento e manutenção do organismo. É composto pelos seguintes de órgãos que têm por função a realização da digestão: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
A boca faz parte do sistema digestivo é a abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo, onde o alimento é preparado para a digestão e é composta pelos dentes que trituram os alimentos, pela língua que define o paladar e é um elemento essencial da fala, pelo palato que separa a cavidade bucal da cavidade nasal, pela úvula que impede a passagem de partículas dos alimentos triturados para a cavidade nasal, pelas tonsilas palatinas que são importantes para a formação de anticorpos e pelos lábios parte carnudas exterior da boca que ajuda à ingestão de alimentos, sólidos e líquidos, e à articulação das palavras.
Os Dentes, num total de 32, no adulto, trituram os alimentos, de forma a estes poderem ser ingeridos, são estruturas duras, calcificadas, presas ao maxilar superior e mandíbula, cuja atividade principal é a mastigação. Estão implicados, de forma direta, na articulação das linguagens. Os nervos sensitivos e os vasos sanguíneos do centro de qualquer dente estão protegidos por várias camadas de tecido. A mais externa, o esmalte, é a substância mais dura. Sob o esmalte, circulando a polpa, da coroa até a raiz, está situada uma camada de substância óssea chamada dentina.
A Língua movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta, para que seja engolido. Na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas, cujas células sensoriais percebem os quatro sabores primários: amargo, azedo ou ácido, salgado e doce . De sua combinação resultam centenas de sabores distintos. A distribuição dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfície da