Uso de mídias
Uso de mídiasna sala de aula
Segundo o Aloizio Mercadante, no seu pronunciamento de posse como Ministro da Educação, o uso de novas tecnologias “propicia e estimula o aprendizado independente por parte dos alunos, o que facilita a adequação dos conteúdos programáticos às necessidades individuais dos estudantes, inclusive daqueles que têm dificuldades de aprendizado”, permitindo “maior interatividade e autonomia no aprendizado, maior personalização dos conteúdos didáticos e do processo pedagógico, reduz custos na disseminação da educação de qualidade e põe à disposição de professores e alunos um universo muito amplo e diversificado de conhecimentos.”
Com a utilização do DVD, por ser um recurso audiovisual, faz com que a aula se torne mais interessante, pois auxilia o professor a aproximar a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade, já que a televisão é uma realidade para quase todos os lares brasileiros. As imagens reais, que são inacessíveis ao professor e ao aluno, como por exemplo, a Roma Antiga, o Egito Antigo, ou outras culturas antigas e medievais, que conhecemos somente através dos livros, podem ser vistas através de filmes. Através de imagens exibidas do DVD, as aulas tornam-se mais interessantes e mais prazerosas e, por conseguinte, a aprendizagem mais eficaz. As imagens nos dão uma noção quanto aos costumes, tradições, modo de vida, etc. da época em que determinado temas ou culturas que estão sendo estudados. É, portanto, o DVD um ótimo recurso tecnológico para se trabalhar no contexto do ensino fundamental.
Outra importância do DVD é trabalhar com imagens que estão muito além da realidade do professor e do aluno, como, por exemplo, a Amazônia, a Mata Atlântica, para professores e alunos do estado de Goiás e de outros estados e localidades. E muitos outros exemplos podem ser citados, como os simulados do sistema solar, movimento das placas tectônicas, vulcanismo,