Uso de Visuais no Ensino de Idiomas
Por Adenrio Portilho
O visual é, sem dúvida alguma, um dos aspectos mais importantes na aprendizagem de um idioma estrangeiro.
Uma coisa visualizada jamais é esquecida. Um visual bem preparado certamente despertará o interesse dos alunos. Devemos lembrar que o visual há muito deixou de ser apenas uma ferramenta didática, dados os recursos que dispomos presentemente, é correto dizer que este recurso demanda interação. O visual deve permitir muito mais que olhar imagens, ele deve propor ao aluno uma interpretação que possa levá-lo a criação de novas mensagens e informações.
Ao utilizar tal recurso, devemos ter consciência de que os recursos são um "apoio à comunicação do pensamento, e não o próprio pensamento" (GREGÓRIO, 2006), ou seja, o recurso não deve ser mais importante que o conteúdo apresentado. Somente partir do real conhecimento do assunto a ser apresentado é possível fazer uma cuidadosa preparação do visual e assegurar o sucesso de nossa proposta.
Além do domínio sobre o assunto a ser apresentado, nosso sucesso requer que sejam bem definidos e delineados os objetivos, finalidades, conteúdos específicos e metodologia aplicável ao material didático que estamos produzindo, bem como é preciso determinar os recursos técnicos e materiais com os quais iremos trabalhar.
Seja criativo, você é o professor, você sabe da realidade de seus alunos. Portanto utilize os recursos técnicos e visuais que achar melhor e mais convenientes
1. Alguns Tipos de Visuais
a) __________________________________
e) __________________________________
b) __________________________________
f) __________________________________
c) __________________________________
g) __________________________________
d) __________________________________
h) __________________________________
2. Estude o Visual antes de usá-lo
Por vezes somos obrigados a usar materiais produzidos por