Uso de técnicas estatísticas para a redução do nível de refugo em uma célula de produção de válvulas automotivas: um estudo de caso.
Autor: Jamil Soares de Toledo (1) Orientador: Profº. Edson Luiz Sieczka (2)
RESUMO
Por meio de técnicas estatísticas, sustentado pelo uso do software MINITAB, foi possível comprovar neste artigo científico a influência de um determinado processo de manufatura sobre outro, envolvendo neste Case específico as operações de têmpera e endireitamento de válvulas automotivas de uma empresa multinacional, fornecedora das principais montadoras de veículos do país e do mundo. Através de estudos e experimentos estatísticos como ANOVA e Análise de Regressão, verificou-se a interdependência e a correlação existente entre as variáveis “empenamento x quebra”, oriundas das duas operações envolvidas. Comprovou-se que quanto maior for o grau de empenamento da válvula temperada, maior será a sua probabilidade de quebra no endireitamento e que o fator-chave e foco de estudo para que se tenha uma redução do nível de refugo por quebra de válvulas é o critério de arrumação/disposição da carga (válvulas) no cesto, antes mesmo de ser tratada (temperada).
Palavras-chave: Estatística. Têmpera. Endireitamento. Válvulas. Quebra.
1 Introdução
Como conseqüência do atual cenário econômico globalizado, nota-se claramente o aumento da competitividade entre as empresas, de tal maneira que estas buscam incessantemente, por melhorias em seus sistemas de produção, possibilitando-as assim, atingirem um alto padrão na qualidade dos produtos e/ou serviços fornecidos, a ponto de se destacarem frente aos seus concorrentes.
Segundo (VIEIRA, 2007, p.11) “esta conscientização alavanca a competitividade, reduzindo custos, melhorando a qualidade, focando os clientes, cada vez mais exigentes”.
(1) Jamil Soares de Toledo é graduado em Tecnologia em Automação