Uso de tecnologias móveis- geral e juventude
Uso de tecnologias móveis- geral e juventude
Introdução
Pode- se dizer que a era moderna foi um período relativo que possibilitou a estabilidade entre dois momentos de muitas transformações e turbulências. Como é de conhecimento de muitos, sua origem nasce de um período de marcantes mudanças na estrutura e no funcionamento social, mudanças geradas por uma revolução tecnológica gritantemente marcada pela Revolução Industrial, afirmam Castells (2000), um dos maiores analistas dos impactos revolucionários da Internet e Nisbet, (1966).
Seus estágios mais recentes estão sendo marcadas por outras inovações tecnológicas revolucionárias, as chamadas tecnologias da informação e telecomunicação, que novamente vem transformando a sociedade, com inovações e criações tecnológicas inteligentes.
Segundo Castells (2000), as tecnologias da informação e telecomunicação que vem causando mais impacto são a Internet e a telefonia celular.
A comunicação, desde os primórdios, é um instrumento de integração, troca mútua e desenvolvimento entre as pessoas em quaisquer atividades realizadas, sejam com fins econômicos, pessoais e até mesmo educativos.
Entretanto, essas mudanças vêm causando grandes impactos sociais e psicológicos nos seres humanos, em especial aos jovens.
No entanto no Brasil não há tantas pesquisas voltadas aos impactos psicológicos e sociais causados pelo uso da telefonia celular.
1.1 O surgimento da telefonia
O telefone foi um dos principais meios de expansão da comunicação e desenvolvimento de muitos países. Criado no ano de 1860, o telefone agora ganha outras funções e finalidades, ele agora não é somente um aparelho fixo como antigamente, cujo, somente a elite tinha acesso, ele agora é um objeto comum em todas as camadas populares, cujo, popularizou-se devido ao grande avanço tecnológico.
Uma derivação do telefone, o celular, criado no ano de 1947 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos, se tornou um objeto acessível com diversos