Uso de substâncias psicoativas
As substâncias psicoativas são substâncias que alteram o funcionamento do Sistema Nervoso Central (SNC). O uso dessas substâncias está relacionado à história e a cultura, seu principal uso era feito antigamente como remédios medicinais, mais esse uso apenas cultural e histórico mudou circunstancialmente seguindo o modelo do mundo atual, individualista, capitalista e de consumo, todos esses fatores influenciaram na consumição desenfreada de drogas.
O consumo abusivo está fortemente relacionado a indução pela mídia, que exerce forte influencia através das estratégias de suas propagandas, nas quais suas idéias de consumo e valores estão associadas a beleza, à sexualidade, aos esportes, entre outros, e estes acabam determinando um padrão de vida que é aceitável para a sociedade, as drogas lícitas são permitidas em propagandas e atingem um público que é constituído por jovens, adultos e crianças.
As drogas são caracterizadas como lícitas e ilícitas, considera-se ilícitas aquelas que são ilegais determinados por uma construção social de interesses econômicos e culturais. O álcool e o cigarro são drogas legais e pertence à categoria das drogas lícitas, sendo que essas substâncias também têm uso nocivo e registram alto índice de mortalidade.
Essas substâncias alteram o funcionamento normal de nosso organismo, o humor, o nível de percepção e o comportamento, e quando este uso é abusivo causa prejuízos em nossa vida e saúde. Elas são classificadas como depressoras, estimulantes e perturbadoras do SNC.
As drogas depressoras deixam o usuário alheio ao que acontece ao seu redor, afetam os reflexos e coordenação motora, alguns exemplos são o álcool, os sedativos, medicamentos derivados do ópio e solventes. As drogas perturbadoras causam alucinações, como exemplos estão a maconha, o LSD e alguns cogumelos. As drogas estimulantes deixam a pessoa agitada, inibem o sono e a fome, são drogas estimulantes a nicotina, a cocaína e seus derivados,