Uso de métodos computacionais no cálculo numérico
Ana Giordani
Profª. Ana Regina Ceratti Luebke
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Matemática (MAD0271) – Cálculo Numérico
15/08/2009
RESUMO
O artigo discute as vantagens e desvantagens do uso de métodos computacionais no cálculo numérico e os relaciona ao ensino da Matemática. Conclui-se que softwares específicos para o cálculo numérico são de extrema valia para o ensino da matemática, uma vez que, com isso, o aluno não apenas lê e se informa a respeito dos conceitos do cálculo, mas também é estimulado a “manusear” os dados ou gráficos, de modo a ter um melhor aprendizado sobre o assunto estudado.
Palavras-chave: Cálculo numérico. Métodos computacionais. Ensino da Matemática.
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade, popularizou-se bastante o uso do computador. Os custos cada vez mais baixos dos equipamentos de informática permitem o acesso de grande parcela da população ao computador. Em contrapartida, conforme os custos caem, a capacidade de processamento dos computadores aumenta a cada dia. Em vista disso, as ciências exatas têm usado os métodos e técnicas computacionais com bastante intensidade na resolução de problemas, já que, em muitos casos, cálculos manuais são imprecisos ou, até mesmo impraticáveis; já por meio do computador, ampliam-se sobremaneira as possibilidades de cálculo. Neste artigo, procurar-se-á discutir as vantagens do uso de métodos computacionais no cálculo numérico.
2 VANTAGENS NO USO DE SOFTWARES PARA CÁLCULO NUMÉRICO
Durante muito tempo ao longo da evolução da humanidade, a única forma de se realizar um cálculo foi o método manual. Era necessário muito tempo, lápis e papel, por vezes, para que alguns problemas fossem solucionados. Com o desenvolvimento da eletrônica e, mais tarde, dos métodos computacionais[1], tornou-se possível que problemas bastante complexos passassem a ser solucionados em menor tempo e com menos