engenharia e as linguagens
Como o Computador e as Linguagens de Programação podem ser usados como ferramentas auxiliares para Engenharia?
Linguagens de programação são utilizadas para descrever algoritmos, ou seja, sequencias de passos que levam a solucionar um problema. Uma linguagem de programação precisa suportar a definição de ações, prover meios para especificar operações básicas de computação e permitir que os usuários especifiquem como estes passos devem ser sequenciados para resolver um problema. Uma linguagem de programação pode ser considerada uma notação utilizada para especificar algoritmos com precisão. Por exemplo, em plataformas da Petrobras, a linguagem de programação é utilizada para desligar e ligar equipamentos sem o deslocamento de um funcionário.
Há algumas décadas, as réguas de cálculos e as calculadoras mecânicas eram indispensáveis para os engenheiros. Com o passar dos anos, estes recursos foram substituídos por calculadoras eletrônicas, tornando-as indispensáveis.
Hoje em dia, o engenheiro possui inúmeros recursos computacionais para auxiliá-lo a realizar seus projetos. Uma área da computação utilizada em projetos científicos é a simulação. Modelos matemáticos avançados permitem a criação de programas para simular, por exemplo, a reação de uma ponte quando submetida a peso em excesso ou terremotos. Linguagens de programação são utilizadas para o desenvolvimento de aplicações cientificas de forma rápida, com interfaces gráficas atraentes e de fácil manipulação. Ciências básicas também contribuem para a solução de problemas que ocorrem nos projetos.
Os métodos numéricos foram inventados para aqueles que necessitam realizar cálculos com muita frequência. Os engenheiros normalmente precisam de uma precisão aceitável e não de valores exatos. A maioria dos métodos numéricos é simples, porém, são de execução manual cansativa e por isso evitados. Eles eram substituídos por tabelas e gráficos, porem estes forneciam resultados