Uso de coagulantes
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENFERMAGEM
Anticoagulantes e coagulantes
São Leopoldo
2013
Anticoagulantes e coagulantes
Trabalho sobre anticoagulantes e coagulantes para avaliação na atividade acadêmica Farmacologia clinica, pela Graduação de Enfermagem, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
São Leopoldo
2013
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2
2 anticoagulantes 3
2.1 ARISTRA 3
2.2 Actilyse 4
2.3 Clexane 6
2.4 Heparina 7 3 Coagulantes 8
3.1 transamin 8
3.2 Protamina 9
Comclusão 10
Bibliografia 11
1 INTRODUÇÃO os anticoagulante são usados quanto temos necessidade de obter sangue total ou plasma. Não existe um anticoagulante ideal para todos os exames laboratoriais. em geral,os anticoagulantes têm como principal papel a interrupção da activação da cascata de coagulação, inibindo a formação da protrombina, impossibilitando a formação do coágulo. O sistema hemostático é composto por diversos componentes, entre os quais se encontram as plaquetas, os vasos sanguíneos, as proteínas da coagulação do sangue, os anticoagulantes naturais e o sistema de fibrinólise.A coagulação é dependente de uma série complexa de interacções,nas quais o sangue perde as suas características de fluído, sendo convertido numa massa semi-sólida, formando um coágulo irreversível.
A formação do coágulo sanguíneo está dependente de um conjunto de proteínas existentes no plasma, designados factores de coagulação. Normalmente estes factores encontram-se inactivos e não dão origem à coagulação, mas se um tecido estiver lesado os factores de coagulação são activados, produzindo, desta forma,coágulos.
O sangue para prevenir a coagulação contém vários anticoagulantes, que impedem os factores de coagulação iniciar a formação de coágulos.