Tratamento de guas Coagula o e flocula o
Tratamento de águas – Coagulação / Floculação
Maringá
2014
RESUMO
O tratamento de água é de enorme importância para a manutenção das atividades industriais, especialmente na indústria de alimentos e/ou domésticas, o qual garante que a água fique isenta de contaminação e poluição para humanos. Para retirar as impurezas das águas, faz-se o uso de coagulantes, que podem ser químicos ou naturais. Assim, esse trabalho teve o objetivo de comparar a utilização de coagulante natural através da Moringa oleífera aquoso 1% e o químico por meio do Sulfato de Alumínio 1%. E então, através do experimento pode-se concluir que o método químico foi mais eficiente que o natural.
1. Introdução
A água tem se tornado a cada dia, fator limitante das atividades industriais e domésticas, bem como para o desenvolvimento agrícola. Mesmo em lugares com disponibilidade aquífera, há uma preocupação com a disponibilidade em longo prazo, devido aos impactos ambientais dos meios hídricos.
A água superficial natural, dos rios e lagos é composta por sólidos inorgânicos suspensos ou coloidais, material orgânico em solução, microrganismos e outras impurezas, quais se mantem em suspensão por longos períodos de tempo pela mutua repulsão de cargas elétricas em sua superfície.
O tratamento de água, portanto, é de suma importância para a manutenção das atividades industriais, sobretudo a indústria de alimentos e/ou domésticas, garantindo que a água proveniente do meio ambiente atenda as necessidades humanas isenta de contaminação e poluição.
Para remover as impurezas das águas, faz-se necessário o uso de coagulantes, que podem ser químicos ou naturais. Os polímeros sintéticos podem apresentar risco à saúde dos consumidores, pois não são biodegradáveis, podendo gerar subprodutos (monômeros) ou ser contaminados no processo de produção. Assim, os mesmos vêem sendo substituídos por polieletrólitos naturais, que apresentam menor custo,