Coagulantes e auxiliares
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
TRATAMENTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DE ÁGUAS E EFLUENTES
PROFESSOR: LADEMIR LUIZ BEAL
AMANDA BUENO LIMA
ANDERFIL LERNER
FERNANDO BONOTTO MISSIAGGIA
LORENZA STEFANI
NICOLE MENDONÇA DE FREITAS
TRABALHO SOBRE COAGULANTES E FLOCULANTES
30 de Março de 2015
1. INTRODUÇÃO
Devido à grande variedade de impurezas presentes na água, tais como partículas coloidais, substâncias húmicas e organismos em geral, é necessário alterar as características da água e consequentemente destas impurezas que, por apresentarem uma carga superficial negativa, não se aproximam umas das outras permanecendo em suspensão no meio líquido.
Neste contexto, as operações de coagulação e floculação são utilizadas para a remoção de impurezas da água. Na coagulação normalmente utilizam-se sais de alumínio e ferro como coagulantes a fim de provocar a desestabilização das partículas dispersas em água. Já a floculação ocorre quando as partículas menores desestabilizadas se encontram e agregam-se umas às outras formando partículas maiores, denominadas flocos.
Segundo Paes Leme (1990), durante a coagulação os produtos utilizados se hidrolisam na água e fazem com que a alcalinidade seja promovida e mantida para que a reação aconteça e os coágulos ou aglomerados se formem. Os coagulantes classificam-se em polieletrólitos e coagulantes metálicos.
Neste relatório, serão apresentados os principais coagulantes a base de alumínio e ferro utilizados na coagulação, bem como suas reações de hidrólise. Também serão apresentados os principais auxiliares de floculação utilizados atualmente.
2. REAÇÕES DE HIDRÓLISE DOS COAGULANTES A BASE DE Al E Fe
A coagulação é a etapa onde o material em suspensão ou coloidal é removido através de reações químicas de hidrólise que acontecem após a adição de coagulantes específicos para cada caso. Coagulantes para estações de tratamento de água/efluente podem variar bastante.