Uso das tic na escola: entre limites e possibilidades na gestão escolar
Autora:
Leide Ester Fernandes Schneider
A) Apresentação:
A partir do Curso Uso das TIC na escola: entre limites e possibilidades na Gestão Escolar, ofertado pela SEED/SUED/DITEC PR, com carga horária de 60h, na modalidade semi-presencial, foi elaborado este documento que apresenta ações e/ou metas dos(as) Gestores(as) desenvolvidas, em desenvolvimento, ou a serem consolidadas no âmbito de gerenciamento das TIC no espaço escolar.
B) Justificativa/contextualização:
O Colégio Presidente Roosevelt, lócus deste plano, possui infraestrutura de vinte e duas salas de aulas, sala de direção, secretaria, laboratório de ciências biológicas, laboratórios de informática, biblioteca, sala de apoio, sala de recursos multifuncional, sala de educação física e artes, sala de multiuso, sala da equipe pedagógica, sala do coordenação do curso normal, sala de professores, quadra poliesportiva coberta e aberta, campo de futebol suíço, salas ecológicas, cozinha, casa do permissionário e pátio com paver.
O quadro de funcionários possui 20 (vinte funcionários) e 70 (setenta) professores. Portanto, este documento subsidia esses sujeitos com as normas de uso das TIC a partir de uma perspectiva de gestão escolar democrática como movimento permanente e de processos coletivos de tomada de decisão, de participação, procurando consolidar a democratização da gestão escolar e fortalecimento da autonomia da escola. Tem como objetivo a cultura da participação escolar que garante o compartilhamento das decisões.
C) Desenvolvimento:
Concepção de Homem
O homem, sujeito de sua própria educação, é um ser que possui raízes espaço-temporais, um ser histórico, aliado a tradições e mudanças, continuidade e ruptura, capaz de compreender o passado e projetar o futuro, num desafio constante para a construção de uma sociedade mais humana e sadia. Inserida num contexto