Uso da equação de segundo grau na física
.
Introdução
Este trabalho vem por meio simples e com ajuda de gráficos mostras a função de 2º grau que é utilizada na matemática e na física. E mostra suas devidas importâncias em cada uma dessas matérias.
Função de 2º Grau na Matemática
Toda função estabelecida pela lei de formação f(x)=ax2+bx+c, com a, b e c números reais e a deferente que 0, é denominada função de 2º grau. A função de 2º grau possui várias aplicações em nosso cotidiano, principalmente em relações relacionadas a física envolvendo movimentos uniformes e variados, lançamento obliquo. No dia a dia a esta função pode ser utilizada na contabilidade relacionada a funções de custos, receitas de lucro, e na engenharia Civil presente nas diversas construções. A representação geométrica de uma função de 2º grau é dada por uma parábola, que de acordo com o sinal do coeficiente a que pode ter concavidade voltada para cima ou para baixo.
Exemplos: Ponto Máximo
a < 0
a > 0
Ponto Mínimo
Podemos ter as seguintes situações Gráficas:
?=0, a equação possui duas raízes reais e diferentes. A parábola intercepta o eixo x em dois pontos distintos. y
x1 x2 x
? = 0, a equação possui apenas uma raiz real. A parábola intercepta o eixo x em um ´nico ponto.
y
x1 x
? < 0, a equação não possui raízes reais. A parábola não intercepta o eixo x.
y
x
Função de 2º grau na Física
A função de 2º grau esta presente também no ensino da física, nela, possui um papel muito importante na analise de movimentos uniformes variados (MUV), pois em razão da aceleração, os corpos variam a velocidade e o espaço em função do tempo.