Mítologia
R- A relação do signo significado, a relação de semelhança, a relação parte pelo o todo, que tem por finalidade a narrativa de cunho sobrenaturais, cujo o objetivo é explicar o mundo por meios de entidades, antropomórficos que representam forças da natureza 2) Contraste essas características com algumas das principais características do pensamento filosófico:
R- O pensamento filosófico utiliza as palavras para se expressar com alguma lógica, e o que for descoberto pode ser passado através de uma pessoa para a outra. Já o mítico é aquele que estar diante do mistério. O tipo de conhecimento que eles adquirem dessa forma de pensar não pode ser passado de uma pessoa para outra através de palavras,é necessário que você alcance sozinho, embora um mestre possa te ajudar a pensar dessa forma.Quando utilizamos as palavras para representar realidade , temos que ''confundi-las'' com a realidade para entendermos uns aos outros, e estamos acostumados a isso,porém toda representação da realidade não será perfeita como a própria realidade .
3) Em que sentido e por que razões pode-se dizer que o pensamento filosófico científico rompe com o pensamento mítico no contexto da Grécia antiga por volta do séc. VI a.C.?
R- A partir da invasão da Grécia pelas tribos dóricas, começam a surgir as cidades-Estado, nas quais haverá uma participação política mais ativa dos cidadãos e uma progressiva secularização da sociedade. O surgimento de uma nova ordem econômica baseada em atividades comerciais e mercantis faz o pensamento mítico deixar de satisfazer com as necessidades da nova organização social.