Uso Consciente da Água
IDADE DAS CRIANÇAS: 7 anos.
JUSTIFICATIVA:
A escassez de água em alguns países indica que a preservação desse recurso deve ser praticada e disseminada em todos os países, independentemente da reserva que possuem. Os próximos 50 anos serão decisivos, pois as projeções apontam que, nesse prazo, metade da população mundial conviverá com a falta de água caso nenhuma providência seja tomada. Portanto a criança deve aprender, desde cedo, a importância da preservação desse recurso natural, não renovável e indispensável à vida.
OBJETIVOS:
Conscientizar o aluno que a água é um recurso importante para o nosso planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.
CRONOGRAMA: 1 aula.
METODOLOGIA:
Conversar sobre o consumo de água na escola. Depois de relacionar os gastos de água, levar a turma até uma pia; pedir que cada um lave as mãos com apenas 200 ml de água (medida correspondente a um copo de plástico pequeno). Orientar a não desperdiçar, pois não será permitido utilizar mais água, caso alguém fique sem. Ao final da atividade, perguntar a eles como foi a experiência. É fácil lavar as mãos com essa quantidade de água? Deu para retirar a espuma do sabonete? As mãos ficaram realmente limpas? Depois que os alunos fizerem suas colocações, relatar a eles que, em muitos locais do Brasil e do mundo, essa é a quantidade de água disponível não apenas para lavar as mãos, mas para todas as ações cotidianas.
A seguir propor outra atividade: distribuir aleatoriamente imagens de jornais e revistas que mostrem desperdício e economia de água e pedir que as crianças separem o material em dois grupos, de acordo com o bom e o mau uso do recurso. Ao final da seleção, pedir para a turma colar as imagens em cartolinas separadas com dois títulos diferentes: O bom uso da água e o mau uso da água.
AVALIAÇÃO:
Verificar se os alunos compreenderam que certas atividades humanas provocam o desperdício da água