Usinas
Física
Rogério
Usinas geradoras de energia elétrica
As centrais que fornecem energia para os centros consumidores são geralmente de grande porte, gerando potências elevadíssimas (milhares de kW). Entretanto seus geradores funcionam, em princípio, de maneira idêntica a um alternador.
Conforme o tipo de energia usada para fazer girar a espira (ou imã) do gerador, podemos ter, entre outras, as usinas hidrelétrica, termoelétrica e nuclear.
– Usina hidrelétrica: nessas usinas, a energia potencial da água armazenada em uma represa se transforma em energia cinética durante sua queda pela tubulação. Essa energia é usada para fazer girar uma turbina e seu movimento de rotação é transmitido ao gerador, produzindo corrente elétrica.
– Usina termoelétrica: a energia utilizada nessas usinas é a térmica, obtida pela combustão de madeira, carvão ou petróleo (ou gás natural, sendo este último tipo o mais utilizado em nosso país). A energia térmica desprendida na combustão provoca a vaporização da água contida em uma caldeira. Esse vapor, a alta pressão, faz girar uma turbina e essa rotação é transmitida ao gerador, produzindo corrente elétrica.
– Usina nuclear: as usinas nucleares funcionam de maneira semelhante a uma usina termoelétrica, mas o calor utilizado para produzir o vapor a alta pressão é proveniente de reações nucleares que ocorrem em um reator atômico (fissões dos núcleos de alguns elementos, como o urânio).
Física
Rogério
Deve-se observar que todas essas centrais elétricas funcionam de maneira semelhante, diferindo apenas no tipo de energia que usam para acionar o gerador, a fim de obter energia elétrica. Nos casos examinados, tivemos as seguintes transformações:
Energia mecânica
Energia mecânica
Energia mecânica
Energia mecânica
Como a utilização de energia elétrica vem se tornando, a cada dia, mais intensa em vários países, o uso de outras formas de energia tem sido incentivado para acionar as