USINAS HIDRELETRICAS
Kevin Bonsor
As usinas hidrelétricas estão muito presentes no nosso dia-dia, mas a maioria das pessoas não tem ideia de como ocorre o funcionamento delas ou do que elas nos proporcionam. Na época da 2ª guerra mundial, a energia produzida chegou a ser usada até para o funcionamento de transportes elétricos no Brasil, conhecido como “bonde”, que é um entre vários modos que as usinas compartilham sua energia. E segundo Kevin Bonsor como em qualquer atividade econômica, as hidrelétricas também causam impactos negativos ao ambiente, e MUITOS.
Como funcionam as usinas hidrelétricas?
A água que vai se transformar em energia é armazenada na represa ou barreira, liberada, a água cai por conta da interação gravitacional e devido a sua altura na queda a energia que antes era potencial se torna cinética. O movimento da agua atinge às turbinas que tem a função de transformar energia hídrica do fluxo da água em energia mecânica. Existem diversos tipos de turbinas, mas a mais comum e mais utilizada é a “francis”(representada na imagem) que possui varias laminas e um disco que assim que atingidas pela água, giram acionando os geradores.
Turbina de Francis
O gerador elétrico possui uma série de imãs que produzem a corrente elétrica, ele é capaz de converter outras modalidades de energia em energia elétrica, sua função é aumentar a energia potencial elétrica da carga que o atravessa a custa de sua energia mecanica, química.. Passando enfim ao fluxo de saída que conduz a agua até a jusante do rio, e as linhas de transmissão distribuem a energia gerada.
Quais são os impactos que as usinas causam?
Primeiramente os impactos causados são na construção da hidrelétrica, para o funcionamento da usina é necessário um reservatório, e na maioria das vezes a construção afeta a flora e a fauna local, além do corte das árvores (já expulsando e acabando com o lar de varias espécies) a flora acaba atrapalhando o funcionamento das turbinas, e