Usinagem Resumo
Cavaco: parte do material da peça retirada pela ferramenta. A remoção do cavaco ocorre a partir de interferência entre ferramenta e peça (ferramenta mais dura e resistente do que a peça).
Vantagens: variedade de: materiais que podem ser produzidos, formas e características geométricas. Acuidade e bom acabamento.
Desvantagens: Perda de material (cavaco), tempo de operação maior que operações de fundição ou forja.
Classificação: usinagem com ferramenta de geometria definida: Tornear, fresar, furar, rosquear, alargar, brochar, serrar, plainar. *usinagem não convencional: remoção térmica, química, eletroquímica, por ultrassom, por jato d’água. usinagem com ferramenta de geometria não definida: retificar, brunir, polir, jatear, lapidar, lixar, tamborear.
Processo de Usinagem: Por convenção, o referencial fixo é definido na peça e o movimento é descrito pela ferramenta.
Movimentos Ativos: promovem remoção de material. Movimento de corte, movimento de avanço, movimento efetivo.
Movimentos Passivos: não promovem a remoção de material. Movimento de aproximação e recuo, ajuste, correção.
Movimentos estão associados: as direções dos movimentos são duas direções instantâneas, e os sentidos são aqueles resultantes quando se considera a peça parada e a ferramenta realiza todo o movimento.
Velocidades dos movimentos são suas velocidades instantâneas: percursos são considerados nas direções dos movimentos durante um tempo desejado de evolução do processo.
Direção efetiva, velocidade efetiva(ve) e percurso efetivo (le)
Direção de corte, velocidade de corte (Vc) e percurso de corte (lc)
DIreção de avanço, velocidade de avanço (Vf) e percurso de avanço (lf)
Direção de ajuste, velocidade de ajuste(Vz) e percurso de ajuste (lz): movimento entre peça e ferramenta no qual a espessura de camada do material a ser retirada é determinada de antemão (profundidade ap da