Resumo Conceitual USINAGEM
Operação que confere forma, dimensão ou acabamento em peças, produzindo cavaco (restos de material; sem forma geométrica).
Obtenção de peculiaridades, impossíveis de conseguir por outros processos.
Fabricação seriada de peças a um custo mais barato.
Fabricação de uma ou poucas peças, praticamente com qualquer forma, a partir de um bloco de material metálico.
Processos: serramento, furação, torneamento, aplainamento e fresagem.
Condições ideais de corte: material e geometria adequada da ferramenta de corte, velocidade de corte e de avanço adequados para uma profundidade, fluido de corte adequado.
Torneamento
Processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfície de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a peça gira em torno do eixo principal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo uma trajetória coplanar como referido eixo.
Tipos: Desbaste: objetivo retirar grande quantidade de material da peça; valores altos de avanço e profundidade de corte
Acabamento: conferir à peça precisão mais elevada e melhor acabamento superficial; baixos valores de avanço e profundidade de corte.
Torno universal(usado em oficinas),torno revolver(uso em produção),tornos copiadores (obsoletos devido ao surgimento de tornos de comando numérico), torno automático (pouca dependência do operador), torno de ultra precisão.
Furação
Processo de usinagem destinado à obtenção de furos, geralmente cilíndricos, numa peça, com auxílio de uma ferramenta, geralmente multicortante.
A ferramenta mais empregada na furação é a broca helicoidal. As brocas helicoidais constituem atualmente o gargalo de qualquer tipo de usinagem, exigindo frequentemente a redução da velocidade de corte das ferramentas de tomo, quando operam em conjunto em máquinas automáticas.
Aplainamento
Processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfícies planas, geradas por um movimento retilíneo alternativo da peça ou da ferramenta. O