QUESTOES ORIENTADORAS A CERCA DO TEXTO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, NÃO OBRIGADO
412 palavras
2 páginas
QUESTÕES ORIENTADORAS A CERCA DO TEXTO: CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL? NÃO, OBRIGADO.1- É possível um desenvolvimento sustentável na ótica ambiental e econômica?
Os impactos sócio ambientais causados pelo crescimento econômico das nações, têm causado preocupações cada vez maiores na sociedade, isso pode ser observado diariamente através dos meios de comunicação. O fato é que crescimento econômico, na maioria das vezes, vem acompanhado do uso excessivo de recursos naturais e impactos sociais e ambientais negativos, onde a sociedade moderna devido a seu modo e padrões de vida, onde o consumismo desenfreado, traz cada vez mais danos a natureza, pois se gerou um grande ciclo vicioso, onde se produz para consumir e se consome para produzir. No entanto, para que se possa haver um desenvolvimento sustentável na ótica ambiental e econômica, o poder público e a coletividade no geral, deve se unir em prol da sadia qualidade de vida, repensando hábitos de consumo e suas necessidades reais, fazendo planejamento de consumo e utilizar produtos que gerem minimamente danos ao meio ambiente.
2- Como a Lei de Malthus poderia ser relacionada às questões ambientais? (Paralelo).
A lei de Malthus afirma que a população cresce em progressão geométrica, ao passo que o aumento da produção agrícola cresce em progressão aritmética. Atualmente a população continua crescendo e, convém ressaltar que a elevação da produção material e da oferta de serviços, encontra um claro limite no esgotamento da capacidade de os ecossistemas continuarem prestando os serviços de que depende a sobrevivência das necessidades humanas, pois os serviços que os ecossistemas prestam para a sociedade humana, a maioria estão degradados ou são usados de forma insustentável, dentre os quais pode-se citar: água, ar, oferta de alimentos, erosões, enchentes, entre outros. Portanto, Malthus com certeza tocou num ponto central: O crescimento econômico encontra barreiras naturais, que podem ser contornadas, mas não eliminadas.