usinagem eleteoquimica

617 palavras 3 páginas
As antigas técnicas de refino rendiam quase 4,5 galões (17 litros) de gasolina por barril com conteúdo de óleo cru de 159 litros e grande parte das matérias-primas restantes foram subutilizados. Mas os avanços técnicos em uma ampla gama de processos químicos, no entanto, melhorou significativamente a conversão eficiente de um barril de petróleo cru para uma cada vez maior gama de produtos que contribuem para quase todas as facetas da vida moderna. Atualmente, o tambor típico de petróleo produz 21 galões (80 litros) de gasolina, 3 galões (11 litros) de combustível de jato (Jet Fuel), 9 galões (34 litros) de destilados e matérias-primas petroquímicas, 4 galões (15 litros) de lubrificantes, e 3 galões (11 litros) de resíduos pesados ver o vídeo Historia do Petróleo – Parte 2 ao lado.

A gasolina é o principal combustível utilizado em veículos e máquinas para alimentar motores de combustão interna. O Jet fuel é usado para alimentar os motores extremamente potentes que as unidades de aeronaves de alta performance necessitam em geral, muitos destes motores são fabricados pela Rolls Royce como foi mencionado no capítulo1.1[i]. Mas gostaríamos de ressaltar que globalmente o setor de aviação é responsável por cerca de 2% das emissões de CO2 criadas pelo homem.

Já os destilados de petróleo são usados para gerar produtos, como o querosene para o uso no aquecimento e o óleo diesel utilizados como combustível em veículos com motores diesel, como os caminhões, navios e máquinas industriais. Outros combustíveis de grau ainda menor são usados para fornecer energia para os processos industriais que não exigem a mesma qualidade de combustão dos motores de maior velocidade.

O refino do produto que podemos chamar de Petróleo bruto é feito nas refinarias usando principalmente a metodologia de destilação fracionada e deste refino obtemos os produtos a seguir:

- Gás do petróleo; são os hidrocarbonetos mais leves contendo de 1 a 4 átomos de carbono

Relacionados