Usina
Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. Para se ter uma ideia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles. Antigamente, obviamente, a química era mais primitiva e os filósofos achavam que o átomo era inquebrável, porém, ao passar dos anos, alguns cientistas descobriram que o este era quebrável, assim como observaram que com sua fissão, era gerada energia de forma sucessiva. Daí foi criada uma nova forma de fornecer energia para países em que não havia recursos como petróleo e carvão para prover energia, a usina nuclear. A partir disso, foram desenvolvidos novos estudos sobre como essas usinas funcionam através da fissão ou fusão da menor partícula da matéria.
USINA NUCLEAR: Usina Nuclear, também conhecida como central nuclear, é uma instalação que produz energia elétrica através de reações nucleares de elementos radioativos.O elemento mais utilizado nas usinas é o urânio
FUNCIONAMENTO DE UMA USINA NUCLEAR: Uma usina nuclear funciona em três etapas, a primária, a secundária e a refrigeração. Na primária, o urânio é colocado no vaso de pressão. Com a sua fissão, há a produção de energia. Após isto, o núcleo do reator nuclear é resfriado com água. No sistema secundário, a água aquecida pelo sistema primário é transformada em vapor de água pelo gerador de vapor. O vapor produzido no sistema secundário é aproveitado para movimentar a turbina de um gerador elétrico. O vapor de água produzido no sistema secundário é então transformado em água através de um sistema de condensação, ou seja, através de um condensador que é resfriado por um sistema de refrigeração de água. Esse sistema bombeia água do mar, água fria, através de circuitos de resfriamento que ficam dentro do condensador. Por fim, a energia que é gerada através de todo o processo de fissão nuclear chega às residências por redes de distribuição de energia elétrica.
O REATOR: Em sua primeira